quarta-feira, abril 15, 2009

Carmina Burana

Há algum tempo atrás fiz uma curiosa e interessante descoberta. Tenho uma homónima. A curiosidade é que partilhamos além do nome alguns gostos. Mais específicamente o gosto pela música e pela escrita...
É estranho. Ao fim de 32 anos de vida descobrir que o nome Maria João Viana não é só meu. Descobrir que neste país tão pequenino, há lugar para duas de nós...
Para além do nome, o gosto por Carl Orff também se revela curioso. Embora não da mesma forma, mas o facto de já ter executado, no Côro da Escola de Música do Conservatório Nacional, há muito tempo, a sua obra "Catulli Carmina" e assentar a minha prática pedagógica na metodologia Orff, faz com que a paixão da minha homónima por Orff seja mais um elo de ligação entre nós. Este mesmo nome, Orff, e o facto de estar tão intimamente ligado ao ensino da música a crianças, continuando a demonstrar a sua capacidade de se destacar, quer como pedagogo como compositor, cria mais um laço entre este nosso nome. A ligação às crianças. Da minha parte, aos meus alunos, e da minha homónima, ao seu filho, a quem dedica o seu blog e através do qual a pude descobrir. É interessante ver a quantidade de coisas que ligam duas perfeitas desconhecidas, que no entanto, através das novas (já não tão novas) tecnologias se cruzam e sem nunca terem pensado nessa possibilidade ficam ligadas, talvez para sempre.
Este nome, que eu julgava ser apenas meu, afinal não o é. É mais que isso. E ao encontrar tantas semelhanças entre mim e a minha homónima, pergunto-me se não será mais que um nome. Não será que o nosso nome nos define de alguma forma? Quantas mais Marias Joões haverá pelo mundo fora, com as mesmas caracteristicas que nós? E haverá mais Vianas também? Quantas de nós há por aí?...

3 comentários:

Elsa disse...

É a tal do rei na barriga. É bem engraçado o nome do blogue.

Anónimo disse...

É a tal do rei na barriga. É bem engraçado o nome do blogue.

Elsa

Carmina Burana disse...

Olá homónima,
(eu sou a tal que tem o rei na barriga, tinha, pois sou :))

O método Orff é fascinante, induz as crianças a expressarem-se por meio de instrumentos de percussão, o ritmo vem antes da melodia, ... Carmina Burana de Carl Orff interpretada por uma grande orquestra, é uma composição onde entram os timbales (ou tímpanos de concerto, não sei bem como se chama, eu para a música estou sempre de aprendiz) e os bombos de orquestra e eu adoro (vibro, emociono-me) com a percussão forte (e com trovoadas também :)), o meu filho nem tanto, é mais djembés é natural, mas tem aulas de música, adora música, e tem muito ritmo.
Obrigada por este bocadinho de Carl Orff, ao contrário de ti (que não esperavas que eu fizesse um post sobre homónimas, eu esperava pela "Carmina Burana").
Há mais Maria João Viana’s, mas isso não me impedirá a mim, de ser única, nem a ti de seres única. Não é?
Beijinhos